BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
::Mundo Viagem: Viajando com você!


Home > Brasil > Mato Grosso do Sul > Bonito > Abismo Anhumas – Rapel e Mergulho

Abismo Anhumas – Rapel e Mergulho

O abismo anhumas é, certamente, um dos pontos de visita obrigatórios quando se viaja para Bonito – MS. Trata-se de uma caverna com aproximadamente 72 metros de altura vertical, na qual se faz rapel por meio de uma fenda na rocha. Lá dentro, você encontrará um lago de águas bastante cristalinas podendo mergulhar e se maravilhar com a natureza do local.

O abismo fica mais ou menos 23 quilômetros do centro da cidade. A estrada de acesso  é de terra, mas, em geral , em boas condições de tráfego.

Rapel do Abismo Anhumas

Não é necessário ser profissional para fazer rapel no abismo anhumas, contudo, faz-se necessário um treinamento prévio. Normalmente esse treino é feito um dia antes da visita ao abismo. Esse procedimento será feito pela empresa que estiver organizando seu passeio e trata-se de uma prática essencial para sua segurança. Caso você possua algum problema de saúde, físico ou psicológico, informe à empresa, pois, dependendo do caso, você não poderá fazer a descida.

abismo-anhumas-mergulho-rapel

Todo o equipamento de rapel como mosquetões, cordas, capacetes, luvas etc são vistoriados antes da decida. Além disso, rotineiramente, o equipamento é substituído. A segurança dos turistas é levada muito a sério no local. Também em razão disso, são liberadas apenas 16 pessoas por dia para visitação. Além disso, os monitores possuem cursos de escalada e primeiros socorros.

Estando tudo certo para a prática do rapel, impossível não se impressionar quando chega-se ao local. Olhando por cima você tem apenas uma pequena ideia do que lhe espera, mas nada se compara à decida em si.

A descida é feita em dupla. Os primeiros 10 metros são por uma fenda estreita entre as rochas. Passada essa fase de “aperto”, você estará na grande abertura, momento no qual terá visão de toda a caverna, inclusive do seu fundo, onde localiza-se um deck flutuante que serve de apoio para quem já desceu.

abismo-anhumas-mergulho-rapel

A descida completa é realizada com certa rapidez, dura em torno de 5 minutos. As formações rochosas dentro do abismo são espetaculares.

Mergulho no Abismo Anhumas

O lago localizado no fundo do abismo é um espetáculo à parte, são aproximadamente 80 metros de profundidade facilmente observáveis pela sua água cristalina. É possível ver as formações rochosas submersas, inclusive com seus vários cones de formação calcária.

Abismo Anhumas: Rapel e Mergulho

É possível realizar o mergulho no lago. A roupa deve ser alugada no dia anterior ao passeio na agência que estiver organizando o mesmo. Contudo, é exigido o curso básico de mergulho e a profundidade máxima permitida é de 18 metros, em um circuito pré-estabelecido de 177 metros. São formados grupos de, no máximo, 4 pessoas para mergulho. A temperatura média da água é de 17ºC. Muitos consideram a água muito fria.

Para quem não possui curso de mergulho, é possível fazer flutuação.

Recomenda-se levar água e alimentação leve na descida. Coma, hidrate-se e descanse para subida que também é realizada em duplas. A volta é realizada com auxílio do “croll e punho”  – blocantes.  A subida é bem mais lenta do que a descida e exige um pouco de “preparo físico” por parte do visitante.

Como chegar e o que levar:

O trajeto até o abismo anhumas pode ser feito de carro próprio (as agências fornecem mapas) ou em veículos fretados (cobrado à parte, normalmente).

Vá com roupas leves para uso normal e banho e leve água e alimentação leve.

O abismo anhumas é um espetáculo que você não pode deixar de conferir em Bonito – MS, seja para rapel, seja para mergulho, ou para ambos.

Check Also

blue-hole-mergulho

Blue Hole- Mergulho em Belize

Procurando mais informações sobre como realizar um mergulho no Blue Hole? Nos do Mundo Viagem ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *